Lei Lucas
Para você entender sobre o motivo da criação desta Lei vamos falar sobre o acontecimento.
Lucas, um garoto de 10 anos, foi ao passeio de escola em setembro de 2017, foi servido um cachorro-quente como lanche e o mesmo se engasgou, ou seja, asfixia mecânica. Lucas, teve 7 paradas cardíacas e 50 minutos de tentativas para reanimá-lo, infelizmente vindo a óbito.
Se as medidas de primeiros socorros tivessem tido tomadas no momento em que Lucas estava engasgado, poderia ter sobrevivido. O SAMU chegou ao local e não teve muito o que fazer, mesmo tentando a RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar).
Isso acendeu a importância dos espaços como recreação e escolas terem cursos de capacitação para primeiros socorros.
A própria mãe de Lucas foi atrás de buscar na Legislação se havia alguma obrigatoriedade no âmbito escolar ter profissional com capacitação para atendimento de primeiros socorros ou capacitar o quadro de colaboradores. Achou quase nada, porém, entrou com o projeto ''Lei Lucas'' em São Paulo para colocar em prática e foi aprovado.
O que diz a Lei?
Lei Lucas n°13.722 - Primeiros Socorros.
Escolas são recomendadas a capacitar profissionais em primeiros socorros. A medida obriga escolas públicas e privadas da educação básica a capacitar seu quadro de professores e funcionários para prestar primeiros socorros em seus alunos.
Portanto, a importância de não só escolas, mas, outras áreas buscar aplicar o curso de primeiros socorros, pois uma ação em minutos pode salvar a vida de qualquer pessoa.